TIM anuncia loja de aplicativos em parceria com a Qualcomm


A TIM será a primeira operadora no Brasil a usar a plataforma Plaza Retail da Qualcomm, solução que distribui conteúdos e aplicativos e “identifica” o sistema operacional utilizado pelo terminal do cliente da operadora. A solução é compatível com os sistemas Android, Java e com a tecnologia Brew, da Qualcomm. “Para Windows Mobile, Symbian e …

A TIM será a primeira operadora no Brasil a usar a plataforma Plaza Retail da Qualcomm, solução que distribui conteúdos e aplicativos e “identifica” o sistema operacional utilizado pelo terminal do cliente da operadora. A solução é compatível com os sistemas Android, Java e com a tecnologia Brew, da Qualcomm. “Para Windows Mobile, Symbian e Linux a disponibilização vai depender da demanda”, informou Arvin Chandler, diretor da área de serviços de Internet da Qualcomm.

A fabricante de chipsets norte-americana será responsável pela interface com os desenvolvedores de aplicativos e também pela gestão do serviço da TIM. A operadora planeja lançar sua loja de aplicativos no primeiro trimestre de 2010. “O objetivo da TIM é criar um ambiente e aprender o que funciona ou não”, comentou o Rogério Takayanagi, diretor de marketing da TIM.

O diretor da TIM destacou que a comunidade de desenvolvedores será aberta, o que significa que pode surgir uma variedade grande de aplicações. Para a operadora, acrescentou, o maior interesse são os aplicativos relacionados a informações, como notícias, localização. “Em geral, os usuários no Brasil consomem pouco dados e a oferta de aplicações é vista pela operadora como um meio de estimular o cliente a ter um pacote de dados”, observou.

Anterior ZTE traz telefone para idoso e modem 3G com TV digital
Próximos Brasil deverá ter 60 milhões celulares com banda larga em 2014