TIM antecipa meta para o VoLTE


(Crédito: Shutterstock agsandrew)

A TIM segue seu projeto de expansão e anuncia, antecipando a meta em dois meses, que já oferece o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) em mais de 2.000 cidades do Brasil. A tecnologia utiliza a rede 4G da operadora e melhora consideravelmente a qualidade das ligações. Hoje mais de 8 milhões de usuários da operadora já utilizam o serviço, que está disponível para todos os clientes das capitais e destes municípios que possuírem smartphone compatível com a solução têm acesso à funcionalidade.

“Com a liberação da faixa de 700 MHz pela Anatel, aliada aos nossos fortes investimentos em infraestrutura de rede, conseguirmos antecipar nosso cronograma”, diz Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.

Pioneira na ativação da frequência, a operadora já conta com o expressivo número de mais de 1.200 municípios licenciados no país nessa faixa, incluindo todas as capitais do país. Até 2020, a empresa estima chegar em mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana e ativando a faixa em todas essas localidades.

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria, além de o tempo de estabelecimento da ligação ser até quatro vezes mais rápido do que o atual.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. . Os consumidores poderão conferir no site a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível.

Anterior Quadros: "faltam políticas públicas para os dias que virão"
Próximos Telefónica lança na Espanha dispositivo inteligente para casa do cliente

3 Comments

  1. Joaquim José
    17 de outubro de 2018

    Possuo 4 dos aparelhos que a Tim DIZ aceitar o serviço.
    K10, Xperia XA, LG G5, Galaxy J5 Metal.
    Em NENHUM deles o VoLTE funcionou.
    Porém, funcionou em um Xing-Ling “Elephone S8” que a Tim
    nem sabe que existe.

  2. Willian Adelaide Rosa
    18 de outubro de 2018

    Olá,
    Poderiam corrigir o link da matéria? Ele nos leva a uma notícia da Vivo e não as cidades que a TIM tem VoLTE.

  3. 18 de outubro de 2018

    Olá Joaquim,

    Os SWs dos telefones LG K10 e LG G5 são da TIM? E estão atualizados?

    Obrigado!