Termina hoje consulta para o compartilhamento dos postes elétricos


O  período de contribuições para a proposta de Resolução Conjunta da Anatel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que pretende regular o compartilhamento de postes entre prestadoras de serviços de telecomunicações e distribuidoras de energia elétrica, termina hoje.

 

De acordo com a proposta, o valor mensal de referência pelo uso de um ponto de fixação de cabos por poste de energia utilizado será de R$ 2,44, mas este valor somente será aplicado para solucionar conflitos entre prestadoras de serviços de telecomunicações e distribuidoras de energia elétrica. A regra é a livre negociação entre as partes para o estabelecimento do preço pela utilização da infraestrutura das distribuidoras.

 

A Resolução busca conferir igualdade de condições às prestadoras de serviços de telecomunicações e evitar barreiras para entrada de novos competidores no mercado de telecomunicações.

 

As distribuidoras de energia deverão criar um cadastro público das ocupações dos postes, com informações sobre os contratos com as prestadoras de telecomunicações. Quando houver excedente de capacidade, a distribuidora deverá fazer oferta pública de pontos de fixação. (assessoria de imprensa)..

Anterior Propriedade cruzada com radiodifusão faz Anatel cassar outorga de TV a cabo
Próximos Anatel inicia estudos para licença única de telecom