Telesat anuncia acordos com Blue Origin e Loon


Na imagem, uma projeção da Telesat de sua constelação. A intenção é prover conectividade em todo o globo.

A operadora canadense de satélites Telesat anunciou na noite de ontem, 31, a assinatura de dois importantes acordos para dar início ao lançamento e operacionalização de sua constelação de satélites de baixa órbita (LEO).

O primeiro contrato prevê que a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, lance vários dos satélites que formação a constelação. O foguete usado será o New Glenn, ainda em desenvolvimento, com alta capacidade de carga. As empresas afirmam que ele terá mais que o dobro de capacidade dos lançadores existentes hoje no mercado. Seu primeiro voo deve acontecer em 2021, partindo do Cabo Canaveral (Florida, EUA).

O segundo contrato foi firmado com a Loon, empresa da Alphabet – holding dona do Google – para fornecimento de uma rede definida por software que interligará os artefatos e permitirá a entrega de conectividade banda larga para a Terra. A plataforma SDN da Loon será adaptada exclusivamente para operar a constelação da Telesat.

Conforme as empresas, a rede de balões da Loon tem forte semelhança com a constelação LEO. Os balões, por exemplo, estão em constante movimento em relação ao solo, assim como os pequenos satélites de baixa órbita. Devido a este movimento, a rede precisa ser capaz de se reestruturar em tempo real, e a plataforma de SDN contratada faz isso, garantindo que dados trafeguem o tempo todo. A conectividade é garantida mesmo que a topologia da rede se altere.

A constelação LEO da Telesat funcionará com espectro em banda Ka. Segundo a empresa, vai entregar conectividade “com velocidade de fibra óptica” ao solo e “melhor que muitas das redes terrestres existentes”. A estratégia de comercialização prevê não apenas vendas aos usuários finais, como também para backhaul de redes 5G. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Telebras confirma novo acordo com Viasat e leva ao TCU
Próximos Google+ será desativado em abril