Teles querem formar joint venture de publicidade digital na Europa

Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone submeteram proposta à Comissão Europeia com o objetivo de criar negócio de anúncios direcionados
Gigantes europeias de telecomunicações propõem a criação de uma joint venture de publicidade
Gigantes europeias propõem a formação de uma joint venture dedicada ao setor de publicidade digital (crédito: Freepik)

Quatro gigantes europeias do setor de telecomunicações apresentaram à Comissão Europeia, na sexta-feira passada, 6, uma proposta de criação de uma joint venture dedicada à atividade de publicidade digital. A intenção é que a empresa dê suporte para serviços de anúncios direcionados por terceiros, incluindo elementos de privacidade para controle do consumidor.

A proposta envolve a alemã Deutsche Telekom, a francesa Orange, a espanhola Telefónica e a britânica Vodafone.

O quarteto ainda não fez um pronunciamento público a respeito da iniciativa, mas se espera que a Comissão Europeia avalie a formação da joint venture até o dia 10 de fevereiro.

O registro do pedido de aprovação indica que o controle sobre a empresa a ser constituída ficaria dividido igualmente entre as quatro gigantes – ou seja, cada uma teria 25% de participação no negócio.

Conforme o documento, o empreendimento deve atuar como uma “solução de identificação digital orientada para a privacidade para apoiar as atividades de marketing digital e publicidade de marcas e editoras”.

Além disso, a joint venture deve gerar um token de uma identidade interna pseudônima criptografada vinculada à assinatura de rede de um usuário. O recurso deve ser fornecido pelas operadoras participantes.

O registro aponta que o token permitirá que a marca ou a editora possam reconhecer um usuário sem revelar qualquer dado pessoal diretamente identificável. Desse modo, é possível otimizar a entrega de publicidade online e aperfeiçoar a navegação em um site ou aplicativo.

Os usuários, por sua vez, terão acesso a um portal de privacidade no qual poderão revisar o consentimento dado a marcas e editoras a qualquer momento.

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Da Redação

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