Telefônica Vivo afirma que aperto da margem é temporário


A divulgação de margens mais baixas de rentabilidade no terceiro trimestre deste ano pela Telefônica Vivo ganhou a atenção dos analistas de mercado nesta quinta-feira (7). O diretor geral e executivo da companhia, Paulo César Teixeira, por sua vez, se esforçou para demonstrar que a queda de 18,2% do Ebitda e de 6,8 pontos porcentuais de margem no período, na comparação com o ano anterior, refletem o esforço comercial da companhia e acrescentou que a estratégia adotada já mostra resultados, de forma que haverá recuperação no futuro. 

“Temos a maior margem do mercado, nosso crescimento no pós-pago é forte. Além disso, crescemos com a nossa solução fixa fora de São Paulo. Ainda, agregamos o Vivo Box [oferta de banda larga fixa WiFi que utiliza a rede móvel de dados] à nossa solução de bundle”, declarou o executivo, reforçando quais seriam as bases para a recuperação. 

A Telefônica Vivo oferece os serviços de telefonia e internet pela rede móvel em 50% do território fora de São Paulo, incluindo as capitais. Teixeira informou que a cobetura pode aumentar à medida que forem feitas novas solicitações à Anatel. “É um mercado que está indo muito bem”, declarou, frase também utilizada para se referir à oferta de serviços voltados para o mercado corporativo utilizando a rede de fibra óptica implantada como backhaul da móvel. “Temos sete capitais fora de São Paulo com fibra atendendo o mercado corporativo”, frisou, acrescentando que a cobertura pode aumentar. 

Para o executivo, o resultado da estratégia de TV paga ainda não mostrou todo potencial, uma vez que foi lançada em junho, mas o crescimento de 9,4% em acessos de trimestre a trimestre é um indicador importante. Na comparação anual, a operadora segue perdendo assinantes (5%). 

Compartilhamento de sites
A Telefônica Vivo informou que só a partir de 2014 iniciará o compartilhamento de sites e backhaul com a Claro, empresa da América Móvil, para o lançamento do 4G e que a troca de infraestrutura ocorrerá apenas em locais onde há concentração de demanda. 

Anterior Bernardo não acredita que teles elevem preços da Internet por causa da neutralidade
Próximos Anatel quer trocar faixa de 700 MHz por construção de backhaul