Telefônica tem queda de 12% no lucro líquido


O lucro líquido da Telefônica ficou em R$ 545,2 milhões no segundo trimestre de 2009, registrando queda de 12% em relação aos R$ 619,6 milhões do 2T08. A receita operacional líquida cresceu 1,1%, para R$ 3,934 bilhões no 2T09, na comparação com igual período de 2008. O aumento se deve principalmente ao crescimento dos serviços …

O lucro líquido da Telefônica ficou em R$ 545,2 milhões no segundo trimestre de 2009, registrando queda de 12% em relação aos R$ 619,6 milhões do 2T08. A receita operacional líquida cresceu 1,1%, para R$ 3,934 bilhões no 2T09, na comparação com igual período de 2008. O aumento se deve principalmente ao crescimento dos serviços de TV por assinatura e banda larga, das receitas com cessão de meios, compensando a redução nas receitas de telefonia pública e serviço local.

O EBITDA no 2T09 foi de R$ 1,548 bilhão, uma redução de 5,6% em relação ao 2T08. A Margem EBITDA alcançada no 2T09 foi de 39,3%, uma redução de 2,8 pontos percentuais em relação ao 2T08. Esta redução é reflexo da mudança gradativa no mix de receitas da Telesp, com um aumento nas receitas dos serviços de TV por assinatura e banda larga, que possuem margens menores, e uma redução das receitas de serviço local e telefonia pública.

A penetração dos chamados pacotes de serviços, sejam os planos de minutos de voz, sejam as linhas pré-pagas (Linha da Economia e Linha Controle), ou ainda os planos combinando os serviços de voz, internet em banda larga e TV por assinatura, atingiu, ao final do primeiro semestre de 2009, 65% dos clientes da empresa. 

O Capex no primeiro semestre de 2009 foi de R$ 903,6 milhões, acréscimo de 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além do maior foco em novos negócios, a Telesp segue investindo na melhoria e expansão da rede de banda larga (particularmente de seu serviço Speedy, cuja comercialização ainda está suspensa por determinatação da Anatel).

O serviço de banda larga (Speedy e Ajato) atingiu 2.726.755 clientes no final do 2T09, um aumento de 2,6% em relação ao 1T09. Em comparação ao 2T08, o crescimento foi de 18,8%, em linha com o ritmo de crescimento dos últimos trimestres. No serviço de TV por assinatura, no 2T09, a companhia atingiu 514.335 clientes, um aumento de 2,4% em relação ao 1T09 e 48,3% em relação ao 2T08. (Da redação)

Anterior Vivo corta custos e lucra R$ 172 milhões
Próximos Vivo quer fazer telefonia rural e vai disputar leilão de 400 MHz