Telefónica possui quase 5% da Portugal Telecom


 

A operadora espanhola Telefônica comunicou hoje ao mercado portugês que vendeu 150 mil ações da Portugal Telecom (que no Brasil divide controle da Oi), mantendo uma participação direta no capital da operadora portuguesa de 1,99%. No comunicado, a espanhola admite também ter outros instrumentos financeiros que lhe asseguraam uma posição de participação indireta de 4,9% no capital da PT.

A redução da participação da Telefónica na PT, que chegou a ser de 10%, esteve envolta em polêmica. A espanhola, quando fez a oferta de compra pela participação da PT na brasileira Vivo, foi proibida de votar na assembleia-geral de accionistas que decidiria o futuro do negócio. A Telefónica decidiu então vender a maior parte do capital que detinha na PT, ficando apenas com uma participação de 2%.

A venda levantou dúvidas da CMVM, que quis ver os contratos. O regulador português concluiu que se tratavam de instrumentos financeiros, contratados em casas de investimento e alguns bancos, que também ficaram impedidos de votar na reunião dos acionistas, quanto o Estado usou a ‘golden share’ para bloquear o negócio. A participação da PT na Vivo, contudo, acabou por ser vendida à espanhola, que aumentou sua oferta  por 7,5 bilhões  de euros. ( Da redação, com agências internacionais).

Anterior Pane na rede da Claro interrompe serviço em SP
Próximos Para programadora, Ancine deve rever definição de independente