Telefónica lança plataforma acessível de IoT


O grupo espanhol Telefónica anunciou hoje (23) uma nova plataforma de internet das coisas voltada para usuários domésticos. Segundo a empresa, é possível conectar quase todo aparelho de uma casa ou escritório à internet com a tecnologia sem que seja preciso realizar configurações ou mexer na infraestrutura do ambiente.

Batizada de Thinking Things, a plataforma usa dispositivos modulares de baixo custo, que se conectam à rede. A solução de IoT é oferecida em modelo de assinatura, com pacotes definidos conforme a complexidade e número de conexões. O mais básico custa 90 euros e permite controlar temperatura, luminosidade e umidade em um ambiente. Quem quiser algo mais complexo, pode acrescentar sensores de presença e pressão.

Os módulos se encaixam entre si como peças de Lego, e, uma vez acionados, se conectam automaticamente à nuvem. Os módulos são baseados no hardware aberto Arduino e se conectam via redes 2G, podendo ser em qualquer rede GSM do mundo. Os sensores já vêm com SIM Card integrado da Telefónica, e funcionam em todo o planeta graças a acordos internacionais de roaming firmados pelo grupo espanhol. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Déficit da balança comercial de eletroeletrônicos cai 4% em setembro
Próximos Vendas de PCs recuam 27% em agosto