Telefónica México fecha acordo com a AT&T para utilizar rede móvel da concorrente


A Telefónica México, via sua subsidiária Pegaso PCS, assinou um contrato com a AT&T Digital Communications e por um período mínimo de oito anos irá usar a infraestrutura no país da concorrente americana. Dessa forma, a AT&T México fornecerá serviços de acesso sem fio por atacado de última milha à Telefónica México. O objetivo do grupo espanhol é o de gerar eficiência operacional e financeira e, dessa forma, fortalecer sua posição no mercado mexicano onde tem como um dos grandes competidores o grupo América Móvil.

Em comunicado, a Telefónica explicou que irá migrar gradualmente seu tráfego para a rede da AT&T mas continuará com atuação independente mantendo elementos substanciais de sua própria infraestrutura e de plataformas de rede. A previsão é de que esse movimento se reflita em impacto positivo anual no fluxo de caixa de aproximadamente 230 milhões de euros a partir do terceiro ano de contrato. Também há a expectativa de que aumente o retorno sobre o capital empregado e gere uma redução na dívida líquida de cerca de 500 milhões de euros.

“A Telefónica Movistar mantém sua rede de transporte e todas as suas plataformas, sem restrições operacionais ou geográficas para cobrir todas as necessidades de seus usuários e serviços”, disse a companhia. Ela ainda informou que AT&T fornecerá à Movistar capacidade em sua rede de acesso em 3G, 4G e em qualquer futura tecnologia de rede em todo o país.

Anterior Trump sugere à Apple "construir" redes 5G nos Estados Unidos
Próximos MCTIC lança novo programa para cidades inteligentes ainda em 2019