Telefônica e Vivo anunciam reestruturação societária


Em fato relevante divulgado nesta quarta-feira (15), a Telefônica (Telesp) comunicou que incorporará ao seu patrimônio a totalidade do patrimônio da Vivo Participações, que será extinta. A proposta de reestruturação societária foi aprovada pelos conselhos das companhias e objetiva simplificar a estrutura das empresas e ajudar no processo de integração.

O movimento prevê unificar os negócios de serviço móvel pessoal (SMP) de Minas Gerais – concentrados hoje na Vivo Participações – e as operações desse mesmo serviço nas demais regiões, controladas pela Vivo S/A. Com isso, a Vivo Participações é eliminada da cadeia societária e os negócios de telefonia móvel passam a ser concentrados em uma única sociedade: a Vivo S/A, subsidiária da Telesp.

A operadora informou também que, em razão da Vivo Participações ser atualmente subsidiária integral da Telesp, a incorporação pretendida não acarretará aumento de capital da companhia, uma vez que esta já tem registrado em seu patrimônio líquido o valor das ações da Vivo Participações, não havendo, também, que se falar em substituição de ações detidas por acionistas não‐controladores da incorporada por ações da incorporadora, já que as ações da incorporada pertencem exclusivamente à incorporadora.

A operadora estima que a reestruturação societária – sujeita à apreciação dos acionistas – seja finalizada ao longo do segundo semestre de 2011. Toda a operação será submetida à Anatel.(Da redação)

Anterior ABTA reclama de novo índice de qualidade para TV paga
Próximos Anatel vai chamar 71 concursados