Telefónica Digital lança rede de fundos de venture capital


A Telefónica lançou nesta terça-feira (4) uma rede de fundos de venture capital, a Amérigo, com 300 milhões de euros  para os próximos cinco anos. O fundo investirá  em companhias de tecnologia com alto potencial de expansão e localizadas em países pouco tradicionais em termos de desenvolvimento de tecnologia. Neste primeiro momento, investirá em projetos na Espanha, Brasil, Colômbia e Chile.

Como fica claro, a América Latina é um dos principais alvos do fundo, informou a Telefónica em comunicado oficial, região pouco observada por fundos de venture capital. A atuação inicial nos quatro países foi definida por haver acordo com os governos locais e outras instituições.

O objetivo da iniciativa é criar uma rede global de fundos para a inovação, aberta a participação de outras empresas e instituições, públicas ou privadas. A Telefónica Digital informou que investirá 68 milhões de euros no fundo, neste início. “Este capital inicial permitirá o gerenciamento de projetos de negócio com valor agregado de 1 bilhão de euros”, declarou a companhia em nota. 

As instituições responsáveis pelo gerenciamento do fundo em cada um dos mercados ainda não foram definidas. A Telefónica informou que cada projeto selecionado receberá cerca de 1 milhão de euros.

“Entendemos que para sermos bem sucedidos precisamos compreender e abraçar ecossitemas de inovação digital, reconhecendo que grandes idéias podem vir de qualquer lugar. Esse pensamento nos levou a investir em iniciativas tais como o Campus Party e a Wayra. O Américo marca um novo estágio nesta estratégia, ao tentarmos combinar o poder de fundos privados e públicos para estimlarmos inovação”, disse Matthew Key, Chairman e CEO da Telefónica Digital.

Anterior Oi é condenada por defeitos em orelhões de municípios sergipanos
Próximos Positivo entra oficialmente em celulares e smartphones