Telefónica contrata Huawei e Nokia para implantar rede 5G na Alemanha


Fundo vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

O grupo espanhol Telefónica contratou a chinesa Huawei e a finlandesa Nokia para expandir sua rede LTE (4G) na Alemanha pelos próximos dois anos e implantar também a tecnologia 5G. O lançamento comercial da quinta geração por parte da subsidiária local está programado para acontecer em 2020.

A tele espera crescer 5% em vendas entre 2020 e 2022, o período dos contratos. Para financiar a expansão, vai reduzir em quase 40% a distribuição de dividendos. Em dois anos, pretende cobrir com 5G 30 cidades alemãs, nas quais vivem 16 milhões de pessoas.

Em comunicado, a empresa diz que selecionou dois fornecedores para garantir “diversidade” na rede e evitar a dependência de um só fabricante.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que autoridades dos Estados Unidos passaram o ano pressionando representantes do governo da Alemanha para que proibissem de alguma forma as operadoras de comprarem equipamentos 5G da Huawei. A empresa chinesa foi banida do mercado norte-americano sob alegações relacionadas à segurança nacional. Os EUA dizem que a empresa colabora em espionagem com o governo chinês. A companhia sempre questionou as acusações dos EUA, alegando que não existem quaisquer provas capazes de confirmá-las e colocando à disposição o código dos equipamentos para auditoria.

A Telefónica Alemanha ressaltou que os sistemas fornecidos tanto pela Huawei, como pela Nokia, passarão por certificação conforme a legislação da Alemanha, que ainda pode mudar. A rival Deutsche Telekom, por exemplo, suspendeu a contratação de redes 5G à espera de um posicionamento oficial do governo liberando, ou não, a compra de equipamentos da Huawei.

Anterior Cade aplica multa de R$ 57 milhões a IBM e Red Hat por gun jumping
Próximos Vendas no segmento de informática e comunicação sobem 5,3% em outubro