Telefonia móvel e internet puxam o resultado do PIB, que caiu


Com a indústria afetada pela importação de máquinas e equipamentos, o setor de serviços impulsionou a economia brasileira. Dos setores produtivos, foi o que mais cresceu no segundo trimestre, com alta de 3,4% ante igual período no ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística).Os serviços de telefonia móvel e internet puxaram esse resultado. São a principal vertente dentro dos chamados serviços de informação, que cresceram 5,5% de abril a junho, ante o segundo trimestre de 2010. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o setor de serviços teve seu desempenho elevado em 0,8%.

A atividade de serviços representa cerca de 67% do PIB (Produto Interno Bruto), se avaliada apenas a oferta.Se observado frente ao primeiro trimestre, os serviços de informação subiram 1,9%. “Os serviços de telefonia são os principais componentes desse segmento. Há um crescimento muito grande dessa área já há algum tempo. São serviços que não sofrem muito com as turbulências”, afirmou a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

No acumulado do primeiro semestre, o setor de serviços registra alta de 3,7%, na comparação com os seis primeiros meses em 2010.

No global, o PIB do segunto trimestre do ano cresceu apenas 0,8%, alcançando R$ 1,2 trilhão. Apesar do crescimento, mostra a desaceleração da economia brasileira, já que no primeiro trimestre, a soma de todas as riquezas do país, que representam o PIB cresceu 1,2%. ( Da redação)

Anterior Mais 50 municípios vão receber autorização para rádio comunitária
Próximos LG, Philips e Sharp se unem para criar padrão de aplicativos para TVs conectadas