Telecom Italia e Fastweb fazem acordo para construção de rede FTTCab


A Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, e a Fastweb, operadores de telecomunicações italianos, assinaram um memorando de entendimento para cooperação e desenvolvimento de uma rede fiber-to-the-cabinet (FTTCab) naquele país, conforme divulgado na sexta-feira (14). Pelo acordo, as companhias compartilharão a infraestrutura passiva existente e coordenarão os esforços para diminuir o tempo de lançamento da rede de fibra óptica.

O memorando permite que as duas companhias compartilhem custos e o investimento na construção de redes e realize testes com rede NGN baseada em arquitetura FTTCab na cidade de Pisa, que servirá para identificar a abordagem com melhor custo e explorar conjuntamente o desempenho de tecnologias VDSL.  

As operadoras informaram que manterão total liberdade e autonomia no desenvolvimento de suas próprias plataformas de rede, decisão de tecnologias e ofertas comerciais. O memorando será implementado de acordo com os requisitos da indústria em regulações antitrusting e será aberto a demais operadores que quiserem investir em infraestrutura e plataforma FTTCab.  

Segundo comunicado da Telecom Italia, o acordo se baseia na convicção comum de que a rede FTTCab e eletrônicos de próximo geração são a melhor forma da Itália , assim como de outros países europeus, difundir  serviços de banda larga rápida, conforme as metas da Agenda Digital Europeia. (Da Redação).

 

Anterior Anatel autoriza a expedição de licenças da 4G
Próximos Operação comercial 3G da Nextel só no final do ano