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Balanço

Correios têm prejuízo de R$ 809 milhões em 2022

Resultado negativo foi justificado pela redução nas receitas totais, em especial nos segmentos de encomenda e mensagem

Crédito: Freepik

Os Correios fecharam 2022 com prejuízo de R$ 809 milhões, retração equivalente a 135% em relação ao lucro obtido em 2021. Esse desempenho é justificado pela redução nas receitas totais, em especial os segmentos de encomenda e mensagem, no montante de R$ 1,98 bilhão e de R$ 526 milhões, respectivamente, quando comparado a 2021.

Segundo a companhia, outros fatores que contribuíram com esse resultado foram o aumento nas provisões para contingências judiciais, de R$ 1,28 bilhão, e as despesas com transporte, que subiram R$ 512 milhões. A receita total atingiu R$ 22 bilhões, com destaque para a performance do segmento internacional (+ R$ 838 milhões), que foi insuficiente para atenuar a redução da receita no segmento de encomendas e de mensagem, que somadas correspondem a R$ 2,5 bilhões.

Em 2022, houve redução de 7,18% da receita bruta de vendas de produtos e de serviços proveniente da desaceleração do e-commerce no Brasil e da retomada do comércio presencial. Já o segmento internacional manteve a tendência positiva com acréscimo de R$ 839 milhões apresentando uma evolução de 30,42% em comparação ao resultado acumulado de 2021.

Os Correios realizaram investimentos no valor de R$ 758,50 milhões, com incremento em 2022 de 110,64% na execução dos investimentos quando comparado ao executado em 2021, sendo que a modernização dos veículos, no montante de R$ 350 milhões, foi o principal investimento realizado, representando 46,15% do investimento total.

Os Correios implantaram a Plataforma digital Correios Empresas, permitindo aos clientes com contrato comercial com a empresa gerirem negócios logísticos de forma segura, ágil, confiável e escalável, proporcionando melhor performance e experiência aos seus usuários, com a disponibilização de informações unificadas e personalizadas.

A estatal também implantou seis novos armazéns de logística integrada e operações para fulfillment, ampliando para 11 o número de unidades operadoras do serviço Correios Log+, posicionando a empresa como importante provedora de soluções logísticas destinadas às operações de comércio eletrônico.

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