Telebras fecha 2013 com prejuízo de R$ 145,7 milhões


A Telebras fechou 2013 com um prejuízo de R$ 145,7 milhões ante um lucro líquido de R$ 40,7 milhões registrados no ano anterior. Esse resultado negativo, de acordo com a companhia, é resultado da ampliação do backbone, pelo aumento das despesas relativas ao aluguel de infraestruturas, custos com operação e manutenção de rede, que deve ser rentabilizada no decorrer de 2014, com vistas à ampliação do faturamento.

A receita operacional líquida subiu fortemente em 2013 ante 2012, de R$1,5 milhão para R$ 30,8. Porém, os custos aumentaram 454,8%, a empresa saiu de receita operacional para despesa de R$ 62 milhões, e o prejuízo antes do resultado financeiro teve alta de 1.807%, provocada basicamente pela expansão da empresa.

A estatal, no entanto, sustenta que seja pela ampliação do atendimento aos clientes corporativos e ao mercado governo, seja pela participação em projetos especiais, mas que também propiciarão outros negócios correlatos, a evolução da receita em 2013 indica que a companhia vem consolidando sua participação no mercado das telecomunicações com um crescimento sustentável.

A Telebras afirma que sua rede de telecomunicações dispõe de 28,7 mil Km de fibras ópticas, sendo que 16,7 mil Km estavam em operação ao final de 2013. “Em comparação com 2012, são mais 4,7 mil Km de fibras ópticas, fruto da execução dos investimentos previstos para o exercício”. Os demais 12 mil Km referem-se a trechos detidos pela estatal e que ainda estão em processo de implantação e ou aceitação.

A empresa ressalta também que, no final do ano passado, estava presente em 22 estados e no Distrito Federal. “Ao todo, são 229 estações, distribuídas pelo território nacional e que permitem o atendimento aos clientes da companhia. Em relação a 2012, são 92 novas estações”, diz a Telebras. O número de municípios atendidos chegou a 295 e o número de contratos comerciais assinados alcançou 116 e 11 Gbps de banda ativada. “Isso representou um acréscimo significativo na receita de serviços prestados, quando comparado ao ano de 2012”, destacou a empresa.

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