Telebras diz que Gesac vai cobrir 10 mil escolas até final do ano


A Telebras emitiu comunicado ao mercado hoje, 8, no qual diz que vai cobrir 10 mil escolas rurais com sinal do satélite brasileiro SGDC-1. A empresa aguardava decisão do TCU liberando de contrato firmado entre MCTIC e a estatal para o fornecimento do serviço.

De acordo com a empresa, até o momento foram instalados 3.801 pontos  do Gesac no território nacional. Destes, 3.150 são escolas, que têm quase 1 milhão de alunos. Até agosto, a estatal esperar cobrir 6,5 mil escolas rurais.

A conexão dos pontos acontece em parceria com a Viasat, empresa norte-americana de banda larga satelital, que se comprometeu a fornecer e instalar as vsats necessárias para a Telebras prestar o serviço ao MCTIC.

A Telebras estima que usará 42% da capacidade em banda Ka do SGDC-1 para abastecer o programa Gesac e outras iniciativas de governo. Os 58% restantes da capacidade poderá ser explorado comercialmente pela Viasat.

Anterior Projeto de lei sobre a base de Alcântara já está pronto
Próximos Inatel firma parceria com RNP para intensificar pesquisas em 5G

1 Comment

  1. Elymar
    9 de Maio de 2019

    gostaria de saber como consultar as escolas que já são beneficiárias do programa e se há uma lista de escolas com preveisão para inclusão no programa