Telebras chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória


 

A Telebras informou nesta quinta-feira (9) que concluiu a implantação dos anéis de fibra óptica nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, expandindo sua rede de telecomunicações em 8,9 mil km, com seu backbone totalizando 25 mil km. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte passam a integrar a rede nacional da Telebras, ampliando a possibilidade de atendimento do Plano Nacional de Banda Larga.

A rede será utilizada também para atendimento da Copa das Confederações no fornecimento de serviços de transporte de imagens e som para televisão em alta definição (HDTV) para a Fifa, a fim de garantir as transmissões dos jogos para o mundo. Nesse caso, serão utilizados links que totalizarão 20Gbps, conectando todos os estádios participantes do evento ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBCC), localizado na capital mineira, Belo Horizonte. A tecnologia utilizada pela estatal para iluminar as fibras é o DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing), com equipamentos desenvolvidos no país.

“Na última semana, realizamos testes em nossa rede com a empresa contratada pela Fifa para a transmissão do sinal de vídeo dos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e o resultado foi excelente”, afirmou o presidente da Telebras, Caio Bonilha. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Furukawa vai investir US$ 23 mi para alcançar 40% do mercado óptico
Próximos Banda larga fixa da TIM está disponível em outros dois bairros em São Paulo