Telebras antecipa em um ano rede do PNBL no Sul


A Telebras assinou acordo de cooperação com a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, para implantação da rede do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que atenderá à região Sul do país. O termo prevê integração de infraestruturas de telecomunicações entre as duas empresas para antecipar em um ano o prazo de atendimento da região.

Segundo a Telebras, o anel Sul da rede sairá de Campinas, em São Paulo, e irá até Gravataí, no Rio Grande do Sul, passando pelo interior do Paraná, Santa Catarina e voltará pelo litoral, passando por Florianópolis e Curitiba, até fechar com o ponto de partida, no interior paulista. A previsão é de que serão atendidos 400 municípios.

O backbone principal do anel Sul usará a estrutura da Eletrosul e Petrobras. As linhas da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul) e Sulgás (Companhia de Gás do Rio Grande do Sul) complementarão o atendimento. A participação da Eletrosul também será essencial na implantação do anel de integração entre países vizinhos que têm uma estratégia comum em termos de tráfego de internet.

De acordo com a Telebras, o trecho interiorano do anel Sul será entregue no primeiro trimestre de 2012. Já o trecho do litoral será concluído no segundo semestre do ano que vem.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior América Móvil aumenta participação na Telmex
Próximos Bernardo nega saída de Bonilha da Telebras