Tecnologia identifica usuário pelo tamanho do ouvido


Sistema inventado pela NEC usa fones com microfones embutidos para descobrir a identidade da pessoa, mesmo em movimento. Tecnologia permitirá chamadas telefônicas confidenciais sem chance de interceptação.

nec ouvido biometriaA fabricante japonesa NEC está propondo uma mudança profunda na forma como identificar os usuários de tecnologia. A companhia afirma ter criado uma tecnologia de identificação individual baseada no som. O sistema biométrico usa a ressonância dentro do ouvido humano para reconhecer o formado do ouvido, único em cada ser humano.

Para ser aplicada, a tecnologia depende de fones de ouvido com microfones embutidos. O método consegue reconhecer um indivíduo com probabilidade de acerto maior que 99%.

“Como não exige uso de equipamentos específicos de identificação, o sistema permite uma autenticação contínua, inclusive em movimento de pessoas realizando tarefas, que simplesmente estejam usando o fone de ouvido com microfone”, explica Shigeri Yamagata, responsável pela pesquisa na NEC Corporation, matriz da empresa homônima brasileira.

A companhia enxerga grande potencial na tecnologia. Estima que em 2018 cheguem ao mercado aplicações com o sistema embarcado. Entre os possíveis uso, cita a prevenção a fraudes em serviços de manutenção, gerenciamento de infraestrutura crítica, transmissões confidenciais de mensagens por telefonia móvel ou fixa, ou mesmo orientação direcionada para indivíduos (educação e treinamentos).

Essa não é primeira invenção da NEC na biometria. A companhia japonesa tem patentes também em reconhecimento facial e identificação de impressões digitais. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Produção do Setor eletroeletrônico despenca em janeiro
Próximos Telefônica lança seguro de aparelho para clientes pré-pagos