Tablets Android ganham espaço do iPad, da Apple


As vendas de tablets totalizaram 27,8 milhões no terceiro trimestre de 2012, de acordo com dados preliminares de um levantamento realizado pela consultoria IDC. Este volume representa um crescimento de 49,5% em relação ao volume de vendas dos dispositivos móveis registrado no mesmo período do ano passado, e 6,7% em relação ao segundo trimestre de 2012. As vendas de tablets Android, o sistema operacional do Google, vendidos pela Samsung e Amazon, ganharam mercado, enquanto o espaço da Apple, e de seu iPad, diminuiu no período.

De acordo com o diretor da pesquisa, Tom Mainelli, a expectativa de lançamento do iPad mini e uma nova versão do iPad de dez polegadas influenciou as vendas. Agora que os aparelhos estão no mercado, diz ele, a Apple deve ter um ótimo quarto trimestre no que diz respeito a tablets. No entanto, o preço relativamente alto do iPad mini mais barato, US$ 329, ainda deixa espaço suficiente para os fornecedores de equipamentos com o sistema operacional Android obterem bastante sucesso e manterem os bons resultados do terceiro trimestre.

Segundo o levantamento, a participação de mercado da Apple em tablets, caiu de 65,5% no segundo trimestre do ano para 50,4% no terceiro trimestre. Os outros quatro maiores fornecedores de tablets ganharam participação de mercado em decorrência da redução do espaço da marca criada por Steve Jobs.

O resultado mais notável no período foi o da Samsung, impulsionado pelo Galaxy Tab e Galaxy Note 10.1. A companhia sul-coreana vendeu 5,1 milhões de tablets no mundo no período, alta de 115% em relação ao trimestre diretamente anterior e de 325% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram vendidos 2,1 milhões de tablets. Amazon, Asus e Lenovo também tiveram crescimento sequencial no volume de vendas, sendo que Asus e Lenovo ainda registraram expansão no volume de tablets vendidos na comparação ano-a-ano.

Vendas dos cinco maiores fornecedores de tablets no terceiro trimestre de 2012 (em milhões)

Fornecedor

Vendas 3T12

Participação de mercado 3T12

Vendas 3T11

Participação de mercado 3T11

Crescimento 3T12/3T11

1. Apple

14.0

50.4%

11.1

59.7%

26.1%

2. Samsung

5.1

18.4%

1.2

6.5%

325.0%

3. Amazon.com

2.5

9.0%

NA

NA

NA

4. Asus

2.4

8.6%

0.7

3.8%

242.9%

5. Lenovo

0.4

1.4%

0.2

1.1%

100.0%

Outros

3.3

12.2%

5.4

28.9%

-38.9%

Todos fornecedores

27.8

100%

18.6

100%

49.5%

Fonte: IDC Worldwide Quarterly Tablet Tracker, 5 novembro de 2012 (dados preliminares)

 

Anterior Câmara pauta PL da assinatura básica e Marco Civil da Internet
Próximos Alcatel-Lucent: Brasil é destaque de crescimento em trimestre difícil