Tablet Android será primeiro aparelho licenciado a usar a marca Nokia


nokia_n1_perspectives_-_appA Nokia não perdeu tempo. Ontem anunciou a possibilidade de licenciar o uso da marca para fabricantes de smartphones e tablets, ressaltando que os OEMs deveriam seguir diretrizes específicas para poder usar o nome da empresa. Hoje, já anunciou um tablet, Android, que os fabricantes interessados poderão produzir e estampar o nome da empresa.

A surpresa é que o o tablet N1 chegará antes do previsto ao mercado. A companhia finlandesa espera vê-lo no mercado já no primeiro trimestre de 2015. A companhia não citou, no entanto, quais OEMs já estariam dispostos a fazer o acordo de licenciamento, que prevê, entre outras coisas, total responsabilidade do fabricante por produzir, distribuir e vender o produto.

O N1 usa o sistema operacional Android Lollipop modificado, que traz a ferramenta Z Launcher. O recurso aprende quais aplicativos são mais usados, organizando a aparência do tablet automaticamente para o usuário, conforme suas necessidades. O aparelho terá tela de 7,9 polegadas, laminada, 6,9 mm de espessura, processador Intel Atom de 2,4 GHz quad-core.

O primeiro mercado a receber o aparelho será o chinês, ao preço de US$ 249, sem impostos. Segundo a empresa, os OEMs também poderão licenciar apenas o uso do Z Launcher.

Anterior Unify muda portfólio e migra para venda por canais
Próximos Objeto russo no espaço sideral intriga o Ocidente