Sun abre código da plataforma Java


A empresa acaba de liberar a implementação da tecnologia Java como software livre para a versão 2 do GNU General Public License (GPLv2). Segundo a Sun Microsystems, já estão disponíveis as primeiras partes do código fonte do Java Platform Standard Edition (Java SE) e do Java Platform Micro Edition (Java ME). Além disso, o Java …

A empresa acaba de liberar a implementação da tecnologia Java como software livre para a versão 2 do GNU General Public License (GPLv2). Segundo a Sun Microsystems, já estão disponíveis as primeiras partes do código fonte do Java Platform Standard Edition (Java SE) e do Java Platform Micro Edition (Java ME). Além disso, o Java Platform Enterprise Edition (Java EE) poderá também utilizar a licença GPLv2. Essa liberação representa a abertura de código de uma das plataformas de software mais difundidas do mundo. Com mais de 3,8 bilhões de dispositivos habilitados, o Java tem registrado grande crescimento e está presente desde celulares e smart cards, até em aplicações de empresas e supercomputadores.

O anúncio inclui três componentes do Java SE: Java HotSpot; o compilador de linguagem de programação Java (javac) e o software JavaHelp. Foram liberados os códigos fonte do phone Java ME, plataforma que está presente em serviços de dados móveis em mais de 1,5 bilhão de handsets; e o conjunto de teste e compatibilidade do Java ME. Quanto ao código fonte do Java EE está liberado para o Projeto Glassfish dentro de uma licença dupla de código aberto. E o NetBeans e ferramentas de desenvolvimento Sun podem ser baixados por desenvolvedores para a construção de projetos. O anúncio também coloca à disposição o ambiente de desenvolvimento Sun Studio para a criação de uma plataforma específica baseada em Java.

(Fonte: assessoria de imprensa, Sun Microsystems)

Anterior União Européia diz sim à joint Nokia-Siemens
Próximos Transit e ZTE lançam Personal Handy-phone System