Sucessor de Costa no Minicom ainda sem definição


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, se reúne na próxima semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir seu sucessor na pasta. Ele pretende deixar o cargo antes do dia 30, visando às eleições ao governo estadual de Minas. Segundo Costa, ainda não há uma definição sobre sua candidatura, apesar de estar …

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, se reúne na próxima semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir seu sucessor na pasta. Ele pretende deixar o cargo antes do dia 30, visando às eleições ao governo estadual de Minas.

Segundo Costa, ainda não há uma definição sobre sua candidatura, apesar de estar na frente das pesquisas de intenção de voto. Ele prefere esperar a decisão do PT para saber se haverá coligação ou não em Minas. Caso não obtenha a legenda, disse que concorrerá novamente ao Senado.

Notícia publicada no Blog do jornalista Josias de Souza, informa que o presidente Lula já decidiu pela candidatura de Costa ao governo de Minas, com o PT na vaga de vice. E aposta no nome do deputado Virgílio Guimarães. A informação não foi confirmada pelo Planalto nem pela assessoria de Hélio Costa.

Lula viajou para o Oriente Médio e só volta na sexta-feira (19). O ministro Hélio Costa está na Costa Rica para apresentação do sistema nipo-brasileiro de TV digital.  A divulgação do apoio, segundo o blog, ocorrerá após esta reunião da próxima semana.

Quanto ao sucessor de Costa, já se sabe que o Planalto vetou a indicação do ministro, do seu chefe de gabinete, José Artur Filardi Leite, alegando pouco conhecimento da área. Mesmo assim, há informações de que Costa enviou o pedido para indicação de Leite como secretário-executivo do Minicom, cargo que vem sendo assumido interinamente por Fernando Rodrigues Lopes, que é subsecretario de Planejamento, orçamento e Administração do Minicom.

O mercado de telecom apóia a indicação do atual secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins para suceder Hélio Costa. Mas fontes informam que o nome foi vetado pelo PMDB.

Anterior Tele.Síntese Analise - 209
Próximos Domínio .com completa 25 anos com 80 milhões de Web sites