Solução de BI ajuda Grupo Energisa a reduzir perdas


A implantação de um centro de inteligência voltado ao combate às perdas  de energia (como fraude e inadimplência) deu bons resultados para o grupo Energisa – que possui cinco distribuidoras de energia no país (três na região Nordeste, uma em Minas Gerais e outra no estado do Rio de Janeiro). Em operação desde 2008, o …

A implantação de um centro de inteligência voltado ao combate às perdas  de energia (como fraude e inadimplência) deu bons resultados para o grupo Energisa – que possui cinco distribuidoras de energia no país (três na região Nordeste, uma em Minas Gerais e outra no estado do Rio de Janeiro). Em operação desde 2008, o centro tem como principal fonte de informação para apoio à tomada de decisões um ambiente analítico corporativo, chamado Data Warehouse Energisa.

Desenvolvido pelo CPqD, por meio de um projeto suportado pelo Departamento de Sistemas de Business Intelligence (BI) da Diretoria de TI da Energisa, esse ambiente – para o qual foram utilizadas as ferramentas de BI da MicroStrategy e de integração de dados da Oracle – tem o objetivo de dar mais eficiência às ações de inspeção e de regularização realizadas pelas distribuidoras de energia do grupo.
 
“Com um data warehouse voltado ao combate às perdas, a solução oferece maior índice de acertos na seleção dos casos a serem inspecionados”, afirma Ricardo De Rosso, gerente de Business Intelligence do CPqD. (Fonte: assessoria de imprensa)

Anterior Hostlocation anuncia primeiro centro de operações no Brasil
Próximos Anatel adia decisão de outorga de banda larga para MMDS