Softplan oficializa home office até o fim de 2020


A Softplan decidiu por aderir ao home office como principal modalidade de trabalho até o dia 31 de dezembro deste ano. E estuda a possibilidade de manter este modelo também para os próximos anos. A decisão foi tomada após semanas de análise sobre a conjuntura atual do país, pesquisas de benchmarking e projeções sobre o futuro.

“Nossa principal preocupação desde o início da quarentena vem sendo a saúde e a segurança dos colaboradores e de suas famílias. Por isso, optamos por manter este modelo de trabalho até o fim do ano”, explica Edson Honma, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

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Alguns números comprovam que a empresa catarinense conseguiu se adaptar ao teletrabalho. Em 90 dias foram realizadas mais de 25 mil reuniões, trocadas cerca de 10 milhões de mensagens, utilizadas mais de 160 mil horas em ligações de áudio e outras 80 mil em vídeo. Além disso, foi registrado mais de 5 mil visualizações em eventos ao vivo.

“Existe um mito de que a produtividade diminui quando os times trabalham remotamente, o que não se comprovou durante esta nossa experiência de três meses na Softplan. A qualidade das entregas mostra que estamos conseguindo nos manter eficientes e ainda mais conectados uns aos outros e aos clientes durante este período de isolamento ”, destaca Edson.

Colaboradores voluntários 

O home office só não será adotado integralmente pelos colaboradores que trabalham alocados em clientes da Softplan. Como també, para os que, por algum motivo, não se adaptaram à prática. Neste caso, a empresa criou um plano de retomada para os colaboradores voluntários.

Segundo a empresa, também serão considerados alguns critérios para permitir a volta dos colaboradores que pretendem retornar para a sede em Florianópolis e para o escritório em São Paulo. Alguns exemplos: não fazer parte e/ou conviver com pessoas do grupo de risco, não usar transporte coletivo, entre outros.

A previsão é de que somente em agosto essa primeira onda de voluntários possa voltar aos escritórios. Já os funcionários que trabalham alocados em clientes continuarão em alinhamento com os mesmos, seguindo as regras de cada instituição.

Este período de home office estendido servirá de aprendizado para a estruturação do modelo de trabalho a ser aplicado a partir de janeiro de 2021. E, que será comunicado até o final do ano, afirma a Softplan.

Saúde

Para quem já é um “Softplayer”, como são chamadas os colaboradores, a empresa conta com um programa de promoção à saúde e bem-estar, o Softplan+Saúde.

O programa já existia antes da pandemia e passou a oferecer de forma online uma série de atividades que já ocorriam presencialmente. Entre elas estão: ginástica laboral, yoga e meditação. Também ocorrem webinars periódicos com todos os colaboradores para tratar sobre saúde física, mental e emocional.

Além do escritório

A companhia também tem auxiliado seus clientes a manter seus serviços mesmo em home office, promovendo a digitalização de Tribunais de Justiça, Prefeituras, Escritórios de Advocacia, entre outros órgãos públicos e privados.

Mais de 1,5 milhões de sentenças e acórdãos e mais de 3,3 milhões de despachos foram realizados nos sete Tribunais de Justiça que utilizam o SAJ (Sistema de Automação da Justiça), um produto da Softplan. Já as Prefeituras de Aracaju e Campo Florido, por exemplo, lançaram novos serviços virtuais para a população em meio à pandemia utilizando a plataforma 1Doc, outro produto da empresa. (Com assessoria de imprensa)

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