Skype e Avaya anunciam aliança


Duas grandes empresas voltadas para a área de comunicações, a Avaya, player especializado em soluções corporativas, e a Skype, que construiu seu império a partir de Luxemburgo, permitindo chamadas voz sobre a internet — foram 95 bilhões de minutos em chamadas só no primeiro semestre deste ano — fecharam acordo nesta quarta-feira, dia 29. A aliança prevê a oferta de soluções integradas de comunicação das duas empresas e o desenvolvimento de uma plataforma comum a ser lançada já em 2011.

Há apenas um mês, a Skype já havia dado um primeiro passo para se aproximar do mundo corporativo ao lançar o Skype Connect 1.0 para o SIP, um protocolo de sinal para estabelecer chamadas por meio da internet. A plataforma permite a sistemas de PABX a comunicação de voz a preços inferiores aos cobrados pelas operadoras tradicionais – que nos Estados Unidos custam US$6,95 mensais, em média, por linha ou canal.

O anúncio de ontem contempla várias ofertas ao longo do tempo. A primeira será oferecer aos clientes da Avaya nos Estados Unidos acesso ao Skype Connect. Em nota, a Avaya informou que seus clientes, nos Estados Unidos, que usam as soluções Aura Session Manager, Aura SIP Enablement Server, CS1000, IP Office e BCM Systems podem usar o Skype Connect para fazer chamadas a baixo custo mais ou gratuitamente. Também podem usar os botões Click and Call, para chamadas recebidas a partir de sites, números Skype Online, para chamadas recebidas a partir de linhas fixas e celulares, e direcionar chamadas recebidas por usuários do Skype para um ramal da empresa.

A partir do ano que vem as duas empresas colocarão no mercado uma união entre o Avaya Aura e a plataforma de comunicação do Skype, para que usuários dos dois serviços se comuniquem por telepresença, mensagens instantâneas, voz e vídeo. As facilidades da Avaya estarão previstas na solução Skype com camadas de segurança e funcionalidades corporativas, como rastreamento, gravação, facilidades para o enquadramento de rotinas segundo pré-requisitos de legislação, entre outros. Em resumo, as chamadas por Skype poderão ser redireciondas, permitir conferências, serem acessadas por dispositivos móveis, ou usadas em call centers.

Alan Baratz, vice-presidente sênior da Avaya e presidente da Avaya Global Communications Solutions, afirmou em nota que os dois parceiros já estavam trabalhando em caminhos paralelos para oferecer comunicação de baixo custo e baseada em SIP. “Agora, as duas empresas trabalharão em conjunto”. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior PT discute com acionistas pagamento de dividendo extra
Próximos Semp Toshiba lança celular para dois chips e com TV Digital