Sky quer chegar a 10 capitais com serviço 4G até o final do ano


Com o sucesso de seu projeto piloto em Brasília, lançado em dezembro, a Sky agora planeja expandir seu serviço de banda larga fixa baseado na tecnologia LTE para entre cinco e dez capitais até o final de 2012. No começo do ano, a operadora de TV por satélite anunciou a compra da Acom, empresa de MMDS, que mais que dobrou seu portfólio de licenças na faixa de 2,5GHz para oferecer serviços em 4G.

 

Segundo o presidente da Sky Brasil, Luiz Eduardo Baptista, o objetivo principal do serviço não é entrar no mercado de banda larga, mas oferecer uma nova forma para seus assinantes acessarem seu conteúdo, uma vez que o crescimento dos serviços de vídeo móveis deve congestionar as redes 3G das operadoras de celular. “Entendemos muito mais de conteúdo que nossos concorrentes, que não são pure players, não trabalham só com TV. Nós decidimos ser especialistas”, afirmou Baptista durante o lançamento do serviço over-the-top Sky Online nesta quarta-feira (15), que no futuro também será disponibilizado para dispositivos móveis.

 

“É óbvio que não vamos concorrer com um serviço de fibra, mas também existem muitas cidades que não têm esse serviço”, disse o executivo. Além de Brasília, a operadora já detinha licenças de SCM nas cidades de Belém, Goiânia, Campinas, Vitória, Bauru (SP), Franca (SP), Uberaba (MG) e Caruaru (PE). Com a aquisição da Acom, a operadora acrescentou a essa lista as cidades de Manaus, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Cuiabá, Campo Grande, Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG),Volta Redonda (RJ) e Santos (SP).

 

Leilão

Baptista não confirmou se a empresa pretende comprar mais licenças de 4G para expandir seu serviço, afirmando que ainda não decidiu se a Sky participará do leilão da Anatel para a faixa de 2,5 GHz, previsto para maio. “É muito difícil brigar com empresa de telecom. Nós não temos cacife para participar, vai ser muito caro”, disse. O executivo, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer uma oferta pelo espectro do 4G. “Tenho até o dia 3 de março para decidir”.

Anterior Embratel anuncia investimentos de R$ 1,8 bi em 2012
Próximos Toda ligação para telefone rural vai custar mais cara do que na cidade