Sinergia fixo-móvel a todo vapor na BrT


Rio de Janeiro – O empenho da operadora no uso de sinergias de redes na busca da convergência fixo-móvel está bem perto de colher resultados, disse, hoje, 7, Djair Dias Brito, diretor de rede GSM da Brasil Telecom, na apresentação que fez no 6º Congresso GSM Brasil. Assim, até o fim de junho, a operadora …

Rio de Janeiro – O empenho da operadora no uso de sinergias de redes na busca da convergência fixo-móvel está bem perto de colher resultados, disse, hoje, 7, Djair Dias Brito, diretor de rede GSM da Brasil Telecom, na apresentação que fez no 6º Congresso GSM Brasil.
Assim, até o fim de junho, a operadora lançará, sobre a rede convencional, o CTP (cordless telephone profile) que possibilita até três acessos móveis e um fixo, com aparelhos Motorola e Samsung. No terceiro ou quarto trimestres deste ano, o SIP Wi-Fi, com terminais Nokia e UTStarcom, e implantação de softswitch na rede para comunicação com o mundo IP.
“A convergência só é um sucesso real quando há atuação simultânea dos agentes envolvidos: a indústria com oferta de equipamentos a custos adequados; o avanço da padronização; as operadoras e desenvolvedores atuando com velocidade com vistas ao aumento do volume e conseqüente queda de preços”, observou Brito.
De acordo com o executivo, foram cinco os passos da operadora a caminho da convergência. Há dois anos, a pré-convergência de serviços, como o cartão pré-pago para chamadas fixas e móveis nos telefones de uso público. Depois, a rede privativa virtual (VPN), semelhante ao PABX virtual, compatível com terminais fixos ou móveis e tarifas mais baratas.
O terceiro passo será dado este mês, com o CTP e, até o final do ano, com o Wi-Fi SIP. Também no segundo semestre, virá a VPN de dados e o Brasil Mail, com handsets mid end capacitados para envio de mensagens. Ainda há, no forno, mais quatro a cinco produtos, concluiu Djair Dias Brito. (Anamárcia Vainsencher)

Anterior BrT: receita com serviços SIM based.
Próximos Mudanças nas metas de universalização, só com determinação legal