Simba e VivoA Simba — empresa que representa Record TV, SBT e RedeTV! — e a Vivo TV fecharam um acordo ontem, 01, para transmitir o sinal digital das três emissoras de TV aberta. Cerca de 1,7 milhão de usuários passam a ter programação das emissoras.

As três emissoras saíram da programação de outras operadoras, como Sky, Oi e NET, em 29 de março. Logo depois do desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. As empresas pediam o pagamento de R$ 15 por assinante em troca de liberar o uso do sinal. As operadoras negaram, e a Simba pediu a retirada do ar os canais.

Por determinação da Anatel, as operadoras devem carregar o sinal analógico. O sinal digital seria carregado apenas sob autorização das emissoras, que poderiam cobrar apesar de serem abertas.

Apenas a Vivo manteve Record, SBT e RedeTV! no ar. A operadora chegou a comunicar aos clientes que o sinal seria desligado, mas conseguiu acordar com a Simba pela manutenção dos canais enquanto durou a negociação. Nenhuma das empresas revelou detalhes do acordo. Circula no setor o rumor de que o valor por usuário fechado foi uma fração do inicialmente cogitado pela Simba.