Serviços pagos de VoIP ultrapassam marca de 1 milhão no Brasil


No ano passado os serviços pagos de VoIP no País ultrapassaram a marca de 1 milhão de conexões, de acordo com levantamento recente da IDC. Para apurar esse número, foram considerados todos os modelos de negócios baseados na tecnologia VoIP que envolviam assinatura mensal ou adição de créditos no modelo pré-pago. Segundo Alex Zago,  analista …

No ano passado os serviços pagos de VoIP no País ultrapassaram a marca de 1 milhão de conexões, de acordo com levantamento recente da IDC. Para apurar esse número, foram considerados todos os modelos de negócios baseados na tecnologia VoIP que envolviam assinatura mensal ou adição de créditos no modelo pré-pago. Segundo Alex Zago,  analista sênior de telecom da consultoria, “o grande volume de conexões VoIP no Brasil advém de aplicações gratuitas. Entretanto, esses serviços estão limitados às chamadas realizadas dentro das redes IP, gerando espaço para provedores que completem chamadas fora da rede pública”.

Esse nicho de negócio explodiu entre 2005 e 2006, quando inúmeras empresas entraram no mercado brasileiro oferecendo serviços VoIP sob os mais variados modelos de negócio, tanto para clientes residenciais quanto para clientes corporativos. Hoje, o serviço é usado principalmente por pessoas e empresas que buscam economia nas chamadas de longa distância, mas também por usuários residenciais que o enxergam como uma solução alternativa aos serviços tradicionais de telefonia fixa.

Os serviços VoIP já geram um grande volume de tráfego, afetando diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância, como demonstram os balanços dessas empresas. Apesar disso, os serviços VoIP não-gratuitos ainda representam um volume de receitas relativamente pequeno se comparado às receitas das operadoras de longa distância. (Fonte: assessoria de imprensa, IDC)

Anterior Abranet obtém liminar que autoriza ISPs a aderirem ao Simples Nacional
Próximos Regulador colombiano corta pela metade tarifas de telefonia móvel