Serviços de TICs fecharam 2013 com crescimento de 7%


A receita de serviços de informação e comunicação fechou dezembro com alta de 7% em relação a igual período do ano anterior. Em relação a novembro, a taxa se manteve estável, mas foi menor do que a observada em outubro, quando obteve 7,9%. No ano, esses serviços cresceram 6,9%.

Os dados, divulgados pelo IBGE esta semana, apontam um crescimento nominal de 8,4% do setor de serviços em geral nesse mês.O crescimento nominal acumulado nos 12 meses de 2013 ficou em 8,5%, mesmo patamar das taxas registradas desde abril.

O segmento de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, variaram 5,9%. No ano de 2013, esse crescimento chega a 7%.

Já o segmento de serviços de audiovisuais, de edição e agências de notícias cresceram 13,9%, em dezembro de 2013. A alta anual, no entanto, ficou em 6,4%.

Os serviços de informação e comunicação representaram 29,7% em termos de contribuição relativa no mês, contribuindo com 2,5 pontos percentuais para a composição do índice geral.

De acordo com os resultados regionais, os serviços de informação e comunicação tiveram melhor desempenho em Goiás, com a maior taxa (22,9%), seguido de Santa Catarina (11,6%) e Distrito Federal (11,5%). As menores taxas positivas foram em Pernambuco (0,2%), Paraná (5,3%) e São Paulo (8,9%). Ocorreram variações negativas na Bahia (-4,7%), Ceará (-4,1%), Espírito Santo (-3,1%) e Minas Gerais (-1,4%).(Da redação)

Anterior MPF: Anatel deve fiscalizar localização de antenas de rádio em todo o país
Próximos Sergipe inicia atendimento pediátrico por telemedicina