Serviços de telefonia estão entre os mais reclamados em 2011


Telefonia móvel e fixa e aparelhos celulares estão entre os cinco produtos mais reclamados nos Procons de 23 estados em 2011, conforme boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.

De acordo com o levantamento, em 2011 foram registrados um total de 1,6 milhão de atendimentos . O grupo Itaú lidera o ranking com 81.946 atendimentos. Em seguida estão a Oi (80.894), Claro/Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e TIM/Intelig (27.102).

A publicação também consolida informações sobre as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem os Procons em 212 cidades brasileiras e os problemas mais recorrentes enfrentados por eles. São eles cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). TV por assinatura foi alvo de 2,10% das reclamações.

E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).(Da redação)

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