Serviços de telecom caem por dois meses seguidos, diz IBGE


Com a desagregação dos serviços consegue-se agora acompanhar mensalmente o desempenho individual do setor de telecomunicações, que caiu 0,9% em julho e 1,4% em agosto em relação aos mesmo período do ano passado.

O IBGE mudou a metodologia, e resolveu desagregar o índice que apurava mensalmente os ‘Serviços de tecnologia da informação e comunicação – TIC’ em duas novas séries: “Telecomunicações” e “Serviços de tecnologia da informação”. E com essa desagregação, consegue-se verificar o desempenho individual do setor de telecom. Conforme o instituto, nos meses de julho e agosto deste ano, os serviços de telecom apresentaram taxas negativas, de (0,9) e (1,4), em relação aos mesmo período do ano passado,  mas ainda apresentam crescimento de 1,2% no ano e de 1,8% nos últimos 12 meses. O setor de serviços como um todo caiu 3,5% em agosto, informa o instituto.

Em agosto, o setor de serviços do país registrou variação negativa de 3,5% no volume de serviços, na comparação com igual mês do ano anterior, contra -4,2% de julho e -2,2% de junho, mantendo a sequência de resultados negativos registrados em 2015, à exceção de março, que registrou crescimento de 2,3%. A taxa acumulada no ano ficou em -2,6% e em 12 meses, -1,1%.

Os Serviços de informação e comunicação registraram crescimento no volume de serviços de 0,2% em agosto, na comparação com igual mês do ano anterior, contra -0,2% de julho e -0,8% de junho. A variação acumulada no ano ficou em 1,2% e em 12 meses, 1,7%. Os serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC apresentaram variação negativa de 0,5% no volume de serviços, com destaque para Telecomunicações, com -1,4%, e Serviços de tecnologia da informação, com crescimento de 2,6%. Os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, apresentaram crescimento de 5,3% no volume de serviços. ( com assessoria de imprensa). 

Anterior Anatel libera garantias de Claro, Vivo e Sky no valor de R$ 140 milhões
Próximos Yahsat contrata fornecedores de teleporto em SP