Serviços de informação ajudaram na alta do PIB no 2º trimestre


Os serviços de informação ajudaram no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre em 1,9% em relação ao trimestre anterior. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, o setor de serviço como um todo cresceu 1,2% em relação aos primeiros três meses deste ano e 2,4%, em relação à igual período de 2008. O …

Os serviços de informação ajudaram no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre em 1,9% em relação ao trimestre anterior. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, o setor de serviço como um todo cresceu 1,2% em relação aos primeiros três meses deste ano e 2,4%, em relação à igual período de 2008.

O crescimento do segmento de informação foi de 6,8%, puxado principalmente pelo desempenho da telefonia móvel e dos serviços de informática. Perdeu apenas para os serviços de intermediação financeira e seguros (8,2%), que voltaram a crescer no mesmo patamar do terceiro trimestre de 2008 e outros serviços (7,3%).

No acumulado dos quatro trimestres, o PIB brasileiro cresceu 1,3%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No setor de serviços, as maiores elevações foram nos de informação (7,8%); intermediação financeira e seguros (6,9%); e outros serviços (6,1%). Também cresceram administração, educação e saúde públicas (2,9%) e serviços imobiliários e aluguel (2,0%). Em contrapartida, houve queda em transporte, armazenagem e correio (-1,8%); e no comércio (-0,4%).(Da redação)

Anterior Pedidos de portabilidade numérica batem recorde em agosto
Próximos Reajuste da telefonia fixa virá na próxima quarta. Anatel confirma índice de 0,9767%.