Serviços de comunicação têm segunda taxa positiva em outubro


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

Os serviços de informação e comunicação avançaram o,5% em outubro na comparação com setembro. Frente ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 1,5%. Nesse setor, apenas os serviços de audiovisuais, edição e agência de notícias tiveram queda em outubro, de 8,8% na comparação mensal e de 14% no confronto anual, como aponta a pesquisa do IBGE, divulgada nessa sexta-feira (14).

O desempenho positivo foi impactado pelo crescimento da procura por consultoria em tecnologia da informação; portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet, diz o instituto. O impacto negativo, além do audiovisual, vem das telecomunicações.

De acordo com a pesquisa, no acumulado do ano, os serviços de informação e comunicação ainda tem taxa negativa mesmo com o segundo mês de crescimento, de -0,9% e de -0,6% nos últimos 12 meses. Os serviços de TIC cresceram 1,3% em outubro frente a setembro e 4% na comparação anual. De Janeiro a outubro, também foi registrada queda de 0,5% e de -0,2% nos últimos 12 meses.

Os serviços de telecomunicações avançaram 0,2% na comparação com o mês anterior e 1,6% frente a outubro de 2017. No acumulado do ano, a queda é de 2,9% e de -2,6% nos últimos 12 meses. Os serviços de TI apresentaram alta de 4% na comparação mensal e 9,4% na comparação anual. No acumulado do ano, a alta foi de 5,1% e de 4,3% nos últimos 12 meses. Já os serviços audiovisuais apresentaram queda em todos os períodos pesquisados, de -3,9% no acumulado do ano e de -3,1% nos últimos 12 meses.

Em outubro, o setor de serviços como um todo teve variação positiva de 0,1% frente ao mês anterior. Em relação a outubro de 2017, os serviços cresceram 1,5%. O acumulado no ano ficou em -0,2%. O acumulado em 12 meses mostrou o mesmo percentual (-0,2%), a quadragésima primeira taxa negativa seguida nessa comparação.

 

Anterior Veja quem são os sete militares que integram o grupo de transição de C&T
Próximos Anatel vai liberar faixa de WiFi para ser compartilhada por operadoras de celular