Serpro abre consulta visando aquisição de sistema de gestão de documentos


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

O Serpro abriu, nesta segunda-feira, 27, consulta pública com o objetivo de obter propostas, críticas e sugestões da proposta de edital de licitação de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD). As contribuições devem ser feitas até o dia 5 de fevereiro.

O documento básico estabelece as configurações do sistema. Entre as exigências está a possibilidade do uso de criptografia no armazenamento, na transmissão e na apresentação de documentos arquivísticos digitais ao implementar a política de sigilo. Também prevê a utilização de dispositivos e padrões de armazenamento maduros, estáveis no mercado e amplamente disponíveis.

E ainda de ser capaz de interoperar com outros SIGAD, permitindo, pelo menos, consulta, recuperação, importação e exportação de documentos e seus metadados. Como também ser expansível até comportar um número máximo, preestabelecido, de usuários simultâneos, provendo a continuidade efetiva dos serviços.

O Serpro justifica a necessidade da compra, afirmando que a digitalização de documentos faz parte da sua transformação digital, que está alinhada à transformação digital do Governo Federal. “A aquisição de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) irá acelerar a digitalização da primeira esteira, que trata da substituição de formulários em papel ou eletrônicos sem fluxo e sem cumprimento de exigências legais”, diz.

PUBLICIDADE
Anterior Lei de Informática deve elevar os investimentos em 10%
Próximos TIM seria a grande beneficiada de eventual compra da Oi Móvel, avaliam analistas