Serpro abre consulta para compra de plataforma de IA


O Serpro abriu consulta pública com o objetivo de colher propostas, críticas e sugestões para aquisição de produto que contenha um conjunto (suíte) de ferramentas que possibilitem a empresa a construir soluções de inteligência artificial (IA) com alta produtividade e em larga escala e, além disso, ofertar para seus clientes uma plataforma tecnológica que possibilite aos seus especialistas a criação de suas próprias soluções.  Os questionamentos e sugestões deverão ser enviados para os e-mails: charles.magalhaes@serpro.gov.br e leandro.silva@serpro.gov.br, até o dia 11 de março.

De acordo com o edital, o produto para construção de soluções de inteligência artificial deverá possibilitar a aplicação de várias técnicas e métodos de análise de dados e inteligência artificial pelos próprios usuários por meio de recursos visuais. Deve permitir no mínimo a realização de análise textual: combinação de mineração de texto, extração contextual, categorização, análise de sentimento e pesquisa. Assim como a utilização de técnicas de machine learning para potencializar o treinamento do conteúdo textual de documentos.

Deve prever ainda a utilização de dicionário em português do Brasil com personalização de listas de sinônimos e classificação sintática de termos baseados no contexto das frases. O produto deverá ser implantado 100% na infraestrutura do Serpro, com administração pelos técnicos da empresa, não devendo trafegar nenhum dado para nuvens externas.

Além disso, toda a infraestrutura de hardware e software básico (sistemas operacional e gerenciador de banco de dados) serão providos pela estatal. Veja aqui o edital.

Anterior Telefónica e Microsoft firmam parceria estratégica
Próximos Telefónica mostra em Barcelona rede que integra fixo, móvel e edge computing