Mercado de telecomunicações cresce 2,4% em 2022, indica IDC

Adoção de banda larga por consumidores e empresas puxou o resultado; consultora projeta que setor avance ainda mais neste ano, com a receita crescendo 3,5%
Mercado de telecomunicações cresce em 2022, diz IDC
Após alta em 2022, IDC projeta avanço maior para o mercado de telecomunicações neste ano (crédito: Freepik)

A receita do mercado brasileiro de telecomunicações cresceu 2,4% em 2022, chegando a US$ 36,8 bilhões (aproximadamente R$ 174,32 bilhões), informou a IDC, nesta segunda-feira, 31.

Segundo a consultoria, no ano passado, os serviços de banda larga para os segmentos B2C e B2B cresceram cerca de 10%. “Em especial no mercado corporativo, temos identificado um movimento de migração dos acessos MPLS e redes legadas para acessos dedicados de internet”, diz Anderson Shintani, analista sênior de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil, em nota.

De acordo com a pesquisa, a receita de internet móvel teve alta de 7%. O segmento também teve forte contribuição do segmento corporativo, cujo crescimento foi ainda mais expressivo (9%). Além disso, a IDC destaca que a adoção de machine to marchine (M2M) em soluções empresariais avançou 12%.

A consultoria ainda informou que a telefonia fixa, que vinha registrando quedas significativas nos últimos anos, desacelerou os desligamentos. Ao mesmo tempo, tem havido uma migração dos serviços tradicionais para modelos de PABX virtuais ou em nuvem.

Projeções

Para este ano, a IDC projeta um crescimento total do mercado nacional de serviços de telecom de 3,5%. A expectativa é de que o setor seja impulsionado pela adoção do 5G, sobretudo em casos de uso nas verticais de manufatura e agronegócio.

“Vemos muitos casos de IoT utilizando o 4G/LTE e que suprem a necessidade de conectividade. Contudo, acreditamos que o 5G deve substituir essa tecnologia por meio de implementações de novos casos de uso e, em maior escala, nos próximos anos”, indica Shintani.
As receitas provindas de conexões com a internet devem crescer de 7% a 9%. Adicionalmente, a consultoria projeta que, no período de 2022 a 2027, o faturamento com internet cresça a uma taxa média anual de 5%, considerando os segmentos B2C e B2B.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10387