72% dos idosos usam internet para serviços bancários, diz Febraban

Observatório Febraban aponta que 85% dos idosos dizem acessar a internet com muita frequência, mas citam medo de fraudes e golpes.
72% dos idosos usam internet para serviços bancários, diz Febraban - Crédito: Freepik
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Nos últimos dois anos, desde o início da pandemia da Covid-19, o acesso e o uso da internet, redes sociais e aplicativos pelo público de 60 anos ou mais aumentaram muito, em comparação com a maioria da população brasileira.

A 12ª Edição do Observatório Febraban – A inclusão Digital dos Idosos, divulgada nesta quinta-feira, 22, aponta que as ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos mais velhos, e a percepção geral é que esse público transita no ambiente online em várias frentes, como videochamadas, vídeos, filmes e séries por streaming, pesquisa de preços e promoções, além de utilizar serviços bancários digitais entre outras atividades.

A pesquisa realizada entre os dias 31 de agosto a 06 de setembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, aborda a inclusão digital dos idosos. O levantamento investiga o assunto não apenas do ponto de vista do acesso desse público às novas ferramentas, mas também busca entender a distância entre os mais velhos e os mais jovens e as oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais. O levantamento também tem um recorte regional.

Insegurança

Sete em cada dez entrevistados consideram que as ferramentas digitais são igualmente importantes para os mais jovens e para os mais velhos. Por outro lado, sentimentos conflitantes ainda perpassam essa relação. Questionados sobre o principal sentimento das pessoas de 60 anos e mais quando têm que lidar com a internet, as redes sociais e ferramentais digitais, os brasileiros citam medo e insegurança.

Os resultados sinalizam a importância de políticas públicas de inclusão, a necessidade da maior participação das famílias e, ainda, a questão da segurança. A percepção de insegurança na web se apresenta como uma barreira importante à inclusão digital. Há uma ampla percepção de que os golpes e as fraudes contra idosos na internet aumentaram ou aumentaram muito nos últimos dois anos. A existência de iniciativas e políticas públicas voltadas à inclusão digital dos mais velhos é amplamente reconhecida como muito importante ou importante pelo público em geral (85%) e por esse segmento etário.

Segundo a pesquisa, para 48% dos brasileiros, a vulnerabilidade a fraudes e golpes na internet independe de idade. Entre os idosos, esse percentual é de 51%. Por outro lado, parcela expressiva de 40% consideram que são os idosos os mais vulneráveis a golpes e fraudes no ambiente online.

Considerando-se a crescente presença dos mais velhos no ambiente online, é generalizada a percepção (78%) de que o número de golpes e fraudes na internet contra esse público aumentou nos últimos dois anos. Entre os mais velhos, a percepção de aumento é de 79%.

Conheça os principais resultados do levantamento:

Hábitos de isso da internet

70% dos brasileiros afirmam que a maioria das pessoas com 60 anos ou mais têm acesso à internet, seja em casa, no trabalho ou no celular.

– O celular ou smartphone é o principal dispositivo de acesso dos mais velhos, com 88% das menções em primeira resposta.

– 85% dos idosos dizem acessar a internet todos ou quase todos os dias da semana

Serviços mais usados na internet

– 81% acesso às redes sociais

– 78% videochamadas

– 72% serviços bancários digitais

– 72% pesquisa de preços e promoções na internet ou em aplicativos

– 71% download de aplicativos no celular

– 70% assistir vídeos via streaming

– 66% usar aplicativos de transporte

– 63% fazer compras online

– 62% ler jornais ou revistas online

– 61% acessar serviços de saúde através do aplicativo do plano de saúde

(com assessoria)

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Redação DMI

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