Seae e SDE aprovam compra da Mundialvoip pela Telefônica


A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) aprovou, sem restrição, a compra da Mundialvoip, do Grupo Abril, pela Telefônica. A decisão foi acompanhada pela SDE (Secretaria de Defesa Econômica) do Ministério da Justiça, que sugeriu, em despacho, a aprovação do ato, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que agora examinará o processo.  O relator da …

A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) aprovou, sem restrição, a compra da Mundialvoip, do Grupo Abril, pela Telefônica. A decisão foi acompanhada pela SDE (Secretaria de Defesa Econômica) do Ministério da Justiça, que sugeriu, em despacho, a aprovação do ato, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que agora examinará o processo.  O relator da matéria é o conselheiro Olavo Zago Chinaglia

No relatório, apesar de reconhecer que a Telefônica possui empresa que presta o mesmo serviço voip e de comunicação multimídia, que é o portal Terra, a Seae entende que não há indícios de um possível exercício de poder de mercado, por parte do Grupo Telefônica, diante do significativo número de empresas atuando no país nesse segmento, em torno de 130.
 
O ato de concentração foi aberto em novembro do ano passado, depois que a operação foi notificada ao SBDC (Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência).

Já o ato de concentração da compra da TVA, do Grupo Abril, pela Telefônica, em exame na Anatel desde 2006 e que já recebeu parecer favorável à aprovação da conselheira Emília Ribeiro, continua sem decisão. A matéria está sob exame do presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, com previsão de voltar à pauta de votação apenas no início de novembro.
 

Anterior Seminário na Câmara debaterá política industrial de TI
Próximos Fluke Networks contrata gerente