Satisfação dos usuários da Anatel tem segunda queda consecutiva

O serviço de Outorga apresentou o maior índice de satisfação; os menores ficaram com Soluções de Competição e Atendimento ao Consumidor

O Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços prestados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou, apesar de pequena, a segunda queda consecutiva, no período de  julho a setembro de 2019. Os dados constam de relatório divulgado hoje, 24, pela Ouvidoria da agência.

Por isso, o relatório recomenda que as superintendências dos serviços avaliados pela pesquisa “tenham maior preocupação com os resultados apresentados, pois o indicador não apresenta uma evolução da satisfação dos usuários dos serviços prestados pela Anatel”.

Foram pesquisados quatro serviços: certificação e homologação de produtos para telecomunicações; outorga de serviços de telecomunicações; atendimento ao consumidor; e soluções de competição.

Segundo o documento, na média geral, a agência ficou com o valor de 4,49, na escala que vai de 1 a 6. Para fins de comparação, referente ao período de abril a junho de 2019, o valor foi de 4,57.

Ainda de acordo com o relatório, apesar da queda do indicador, o número atual reflete que a amostra de usuários dos serviços da Anatel permanece alocada, em média, no âmbito avaliativo de satisfeitos.

“Apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços da Anatel, a Agência deve continuar atenta a oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhoria de seus padrões de serviço, empreendendo medidas para obtenção de notas ainda maiores”, avalia o ouvidor da Anatel, Thiago Botelho.

Outorga: maior satisfação

O serviço de Outorga apresentou o maior índice de satisfação, de 4,82, demonstrando que seus usuários estavam, em média, próximos ao grau de muita satisfação. Os serviços de Soluções de Competição e Atendimento ao Consumidor apresentaram os menores índices de satisfação – 4,27 e 4,40 respectivamente, demonstrando que seus usuários estavam, em média, mais próximos ao grau de pouca satisfação. O serviço de Certificação e Homologação apresentou o índice de satisfação de 4,48. (Com informações da assessoria da Anatel).

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Abnor Gondim

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