Satélite que ocupará posição brasileira será lançado nesta quinta-feira


SES-14_Airbus_o1

A SES confirmou hoje, 24, que o satélite SES-14, que ocupará a posição orbital brasileira 47,5 graus Oeste, será colocado em órbita amanhã, às 19h20, horário de Brasília. O equipamento será lançado da Guiana Francesa, pela Arianespace, usando a nave Ariane 5.

Para lançar o novo satélite geoestacionário, que vai operar em banda C e Ku, foi realizado um investimento em torno de US$ 300 e US$ 400 milhões, entre construção, lançamento e seguros. A companhia não divulga o valor exato.

O novo satélite será usado pela SES na venda de serviços de vídeo para operadoras de TV paga e programadoras. Também será usado para fornecimento de internet e transmissão de dados, funcionando como backhaul para operadoras, além de atender os mercados marítimo e de aviação.

A cobertura abrange, além do Brasil, América do Sul, Central, de partes da América do Norte, do Atlântico Norte, Europa e África. Com vida útil de 15 anos, ele vai substituir o satélite NSS-806, lançado em 1998, com vida útil de 12 anos. Em meados de 12, o NSS apresentava falhas de comunicação, e deve ser desligado.

O lançamento será transmitido pela internet, aqui.

Anterior Entidades querem que MPF-SP investigue atos da Anatel relacionados ao TAC da Telefônica
Próximos Ações sobem com condenação de Lula pelo TRF-4