Sardenberg: Anatel retoma licitação do WiMAX em 2008.


A expectativa da Anatel é de que haja quatro operadoras de telefonia celular de terceira geração (3G) em cada uma das 11 áreas que serão licitadas no dia 18 de dezembro disse hoje Ronaldo Sardenberg, presidente da agência, após participar do lançamento do serviço de 3G da Claro. Sardenberg ressaltou que a competição é sempre …

A expectativa da Anatel é de que haja quatro operadoras de telefonia celular de terceira geração (3G) em cada uma das 11 áreas que serão licitadas no dia 18 de dezembro disse hoje Ronaldo Sardenberg, presidente da agência, após participar do lançamento do serviço de 3G da Claro.

Sardenberg ressaltou que a competição é sempre bem-vinda porque ela baixa os preços, melhora a qualidade do serviços e estimula o interesse das empresas em ter um bom relacionamento com os usuários. “Numa estrutura competitiva sempre há alternativas para o usuário”, afirmou. O embaixador comentou que antes da licitação ser lançada, as operadoras questionavam a divisão das áreas proposta pela Anatel, mas segundo ele essa questão já foi superada.

De acordo com Sardenberg, a idéia de reduzir o preço mínimo da licitação foi atraente e acredita que todas as empresas irão para a disputa. Sardenberg disse ainda que a agência vai retomar no próximo ano a licitação das licenças de WiMAX (tecnologia de acesso à banda larga sem fio). Esse leilão foi suspenso em setembro de 2006 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devido  a problemas no preço mínimo das licenças.

Anterior 3G da Claro vai alcançar 33 milhões de usuários
Próximos Governo quer parte do backhaul das teles para a infovia estatal