Santa Catarina realiza pregão para contratar serviços de telecom


O Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) do governo de Santa Catarina definiu hoje (28) as novas datas para realização do pregão presencial para contratar serviços unificados de voz, dados e imagem para a rede de comunicação do Estado. A licitação estava prevista para abril, mas foi adiada por questões técnicas e …

O Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) do governo de Santa Catarina definiu hoje (28) as novas datas para realização do pregão presencial para contratar serviços unificados de voz, dados e imagem para a rede de comunicação do Estado. A licitação estava prevista para abril, mas foi adiada por questões técnicas e será realizada por meio de cinco editais, em junho, na modalidade pregão presencial.

No dia 10/6 será realizado o pregão para contratar os serviços de acesso a internet para todos os órgãos da administração direta do Estado e para atender as 36 secretarias regionais, que cobrem todos os municípios; no dia 12/6, o pregão é para contratar o backbone (ligando as 36 secretárias regionais com links de alta velocidade ao centro administrativo de governo, em Florianópolis) e para a transmissão de dados, voz e imagem entre os pontos de presença; no dia 17/6, o pregão é para ampliar a capilaridade para os 36 pontos de presença e contratar equipamentos de infra-estrutura; no dia 19/6, a licitação é para a rede de comunicação de dados (inclui implantação, operação, manutenção e gerenciamento de uma rede IP abrangendo todo o Estado), para cobrir os pontos não atendidos nos editais anteriores; e dia 24/6, para contratar a empresa que vai fornecer a solução de telefonia sob demanda (provimento de telefonia fixa para todos os órgãos estaduais, incluindo equipamentos e infra-estrutura).

De acordo com Hamilton Kurschus, da assessoria de planejamento e gestão do Ciasc (Centro de Informática do Estado de Santa Catarina), com base nos quatro primeiros editais o governo vai contratar o serviço de telefonia IP. Os serviços de telefonia móvel, que eram prestados por diversas operadoras, foram contratados recentemente e a licitação foi vencida pela Claro. O presidente do Ctic, vice-governador Leonel Pavan, estima que a economia, com a licitação, será em torno de 20% a 30% sobre os gastos anuais na área, que chegaram a R$ 56 milhões no ano passado.

Os editais estão disponíveis no portal do governo do Estado na Internet, no site www.sc.gov.br, por meio do link Serviços/Licitações.

Anterior Camex reduz II de aparelhos de áudio digital
Próximos Seminário debate crimes cibernéticos na Câmara