Samsung vende quase duas vezes mais smartphones do que a Apple


galaxy-s8-ametistaA Samsung vendeu 79,8 milhões de smartphones no segundo trimestre do ano. O número é quase duas vezes mais que os 41 milhões de iPhones comercializado pela Apple no mesmo período. Ainda assim, ambas as empresas cresceram em market share, o que já não acontecia há um ano.

Os dados, divulgados hoje pela consultoria IDC, mostram ainda que a Huawei segue em seu caminho para superar a Apple. A fabricante chinesa cresceu 19,6% no trimestre, em relação aos mesmos meses de 2016. Vendeu 38,5 milhões de smartphones no mundo.

O quarto lugar ficou com a OPPO, que tem na Ásia, especialmente China, seu principal mercado. Cresceu 22,4% em vendas. Ao contrário da vivo, concorrente local, que foi superada pela Xiaomi. Esta vendeu 21,2 milhões de peças. Significa uma expansão de 58,9%. Tal desempenho devolveu a quinta posição entre as maiores fabricantes do planeta.

Desempenho geral

Embora os dados trimestrais tenham sido positivos para as principais fabricantes, o mesmo não se pode dizer dos produtores menores. Estes encolheram 16%, passando de 158,8 milhões de smartphones vendidos, para 133,4 milhões.

Ao todo, o mercado mundial de celulares inteligentes produziu 341,6 milhões de unidades no segundo trimestre. Uma retração de 1,3% em relação a um ano atrás.

Segundo a consultoria, a retração se deve a dificuldades encontradas por fabricantes menores, cujos produtos de baixo custo enfrentam aumento da competição de produtos de grandes fabricantes. O preço médio do celular caiu 4,3% em um ano.

Para o resto do ano, a IDC estima que a retração desapareça. 2017 deve terminar com alta nas vendas, puxadas pelo segmento premium. A expectativa é de que o Galaxy S8 (foto), topo de linha da Samsung, continue a ser muito procurado. Ao mesmo tempo, o lançamento do Galaxy Note 8 e do novo celular da Apple, o iPhone 8, dêem também um impulso ao mercado.

Anterior Furukawa lança e-commerce com foco no mercado SoHo
Próximos Relógios da Av. Paulista transformados em pontos WiFi