Samsung promete um chip de memória único para celulares


A fabricante coreana anunciou, recentemente, que trabalha para fazer uma ponte entre as memórias atualmente divididas dos terminais celulares. Isso seria possível com o seu chip de memória único, que compartilha seus recursos entre as aplicações de comunicação e multimídia do celular. Em função da crescente demanda por mais funções e aplicações para os terminais …

A fabricante coreana anunciou, recentemente, que trabalha para fazer uma ponte entre as memórias atualmente divididas dos terminais celulares. Isso seria possível com o seu chip de memória único, que compartilha seus recursos entre as aplicações de comunicação e multimídia do celular.

Em função da crescente demanda por mais funções e aplicações para os terminais móveis, a arquitetura típica do aparelho acabou evoluindo para um processador dual. Um chip de comunicação responde pelas funções básicas de telefonia e comunicações de dados; um outro, multimídia, cuida das funções multimídia. Um chip de memória é colocado em cada um desses processadores e, por isso, qualquer aplicação multimídia, um vídeo clipe, por exemplo, tem de passar tanto pelos dois processadores, como pelos dois chips de memória.

O OneDRAM, o protótipo da Samsung, combina ambas as memórias em um único chip, dotado de duas portas, através das quais todos os dados são canalizados entre os dois processadores. Segundo a fabricante, essa peça de silício aumentará a velocidade do fluxo de dados entre os dos processadores, multiplicando por cinco a velocidade de processamento dos celulares, e até dos consoles de jogos.

Compartilhamento

A memória é compartilhada dinamicamente entre os dois processadores. Assim, a alocação de recursos é determinada pela demanda de comunicação, ou multimídia, isto é, se o usuário está fazendo uma ligação ou assistindo um vídeo. E como um chip a menos significa menos circuitos, a Samsung diz que o OneDRAM pode minimizar o espaço destinado à memória no aparelho, além de reduzir o consumo de energia em torno de 30%.

Embora ainda em estágio de protótipo, a Samsung disse que espera lançar uma versão comercial do OneDRAM nos seus telefones em 2007. Num primeiro momento, em dispositivos topo de linha: telefones inteligentes e consoles de jogos.

(Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Telefônica Shop, um canal para pequenas e médias empresas.
Próximos Hélio Costa acusa parlamentares de retaliação