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Brasil vai para o centro da estratégia da Samsung em pagamentos móveis

Sistema começa a funcionar no país em 19 de julho, compatível com 90% dos POS usados no varejo
Os atores Rodrigo Santoro e Carlos Casagrande anunciam a chegada do Samsung Pay ao Brasil, em evento em São Paulo.
Os atores Rodrigo Santoro e Carlos Casagrande anunciam a chegada do Samsung Pay ao Brasil, em evento em São Paulo.

O Brasil entrou para o rol dos poucos países em que o sistema de pagamentos móveis da Samsung vai funcionar. O Samsung Pay vai ser ativado no país na próxima terça-feira, 19. Deverá funcionar em 90% das lojas que aceitam pagamentos por cartão de crédito ou débito.

Com isso, apenas oito países usarão a plataforma: Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura, Austrália e Porto Rico. O Brasil é o primeiro, e por enquanto único, da América do Sul. São dois os motivos para fabricante lançar o produto aqui. Segundo Antonio Quintas, diretor de serviços da divisão de dispositivos móveis no país da empresa, o crescimento do uso de smarpthones para realizar transações bancárias justifica por si só o investimento.

“Segundo a Febraban, a quantidade de transações pelo celular cresceu 138% no último ano, chegou a 11,2 bilhões”, falou, ao apresentar o Samsung Pay a um público de jornalistas e parceiros na note de ontem, 15, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Outro grande motivo para lançar agora o produto é surfar na visibilidade que o país terá com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A empresa fará uma forte campanha de marketing, que tem por meta impactar 50 milhões de consumidores. Nos locais das disputas, vai realizar ações de ativação. E também terá como parceiros os postos Ipiranga e o grupo IMC (dono das marcas Frango Assado e Viena), que juntos, vão promover o uso do Samsung Pay em mais de 7 mil estabelecimentos.

O setor financeiro também já abraçou a ideia. O Pay chega compatível com cartões de correntistas do Banco do Brasil, Caixa, Santander, Brasil Pré-Pagos, Porto Seguro, funcionando com as duas principais bandeiras do mercado local, Mastercard e Visa. Os clientes desses bancos poderão cadastrar até 10 cartões no aplicativo e sair usando. Dentro de 30 a 60 dias, Banrisul, Bradesco, Itaú e Nubank também serão incluídos.

Quintas diz que não há intenção, por enquanto, de cobrar taxas dos bancos ou do consumidor pelo uso da ferramenta. “Investimos por ano US$ 3 bilhões em pesquisa em desenvolvimento. Esta é mais uma inovação para aumentar a paixão do nosso consumidor pelos nossos produtos”, afirma.

Funcionamento
O aplicativo é exclusivo de certos aparelhos da marca usa tecnologias NFC (de aproximação) ou MTS (tarja magnética) para efetuar a transação. Em ambos os casos, basta aproximar o smartphone do POS para concretizar o pagamento.

Segundo a empresa, a ferramenta foi aperfeiçoada para o mercado brasileiro. Como exemplo, o usuário poderá cadastrar seu CPF no app. Na hora de pagar, o comerciante que tiver um leitor de código de barras poderá escanear uma imagem para gerar com mais rapidez a nota fiscal eletrônica.

Mas o sistema não funciona em qualquer celular da fabricante sul-coreana. Apenas os modelos Galaxy S7, S7 Edge, S6, S6 Edge, S6 Edge Plus, A5, A7 2016 e Note 5 serão compatíveis. Os donos desses telefones vão receber um aviso de atualização para instalar o aplicativo e liberar seu funcionamento.

O aplicativo não armazena nenhum dado do usuário, segundo os executivos. O cadastro dos cartões gera um token, que muda a cada operação, garantindo a segurança do sistema. O pagamento só acontece com o reconhecimento da impressão digital. Todos os aparelhos compatíveis têm o recurso de biometria. Em caso de roubo ou perda do aparelhos, o cliente não precisa avisar nenhuma administradora de cartão, pois, garante a Samsung, é praticamente impossível que o Pay possa ser usado por outra pessoa.

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