Samsung lança Galaxy S10 com modem 5G


A Samsung lançou hoje, 20, a décima geração da linha de smartphones Galaxy S. O Galaxy S10 virá em quatro variações, conforme o tamanho da tela e quantidade de câmeras. O modelo mais simples terá display de 5,8 polegadas e câmera traseira com dois sensores. O mais sofisticado traz tela de 6,7 polegadas e câmera traseira quádrupla.

Em todos os casos, a tela recobre toda a superfície dianteira do aparelho, com recorte apenas para a câmera de selfies. O sensor de digitais fica sob a tela AMOLED. Além dos diferentes tamanhos, os aparelhos poderão usar um de dois tipos de processadores: o mais potente, feito em processo de 7 nanômetros, tem oito núcleos de 64 bits com velocidades que vão de 1,7 GHz até 2,8 GHz; o menos potente é feito em 8 nanômetros, também de oito núcleos de 64 bits, com clocks que vão de 1,9 GHz a 2,7 GHz. O processador será escolhido mercado a mercado ou pela operadora que revenda o aparelho, e poderá ser Exynos, feito pela própria Samsung, ou Qualcomm Snapdragon 855.

As especificações também trazem pouca variação. O menor aparelho  traz de 6 a 8 GB de RAM, enquanto o maior traz até 12 GB. A capacidade de armazenamento varia de 128 GB até 1 TB no Galaxy S10+. A bateria varia de 3,1 mil mAh até 4,5 mil mAh. O sistema operacional é o Android 9.0 (Pie).

Redes

O modelo 5G, batizado simplesmente de Galaxy S10 5G, é o único das quatro versões a funcionar com um chip SIM apenas. Os demais, todos 4G, são dual chip.

Os modelos LTE funcionam em redes com 4×4 MIMO, com LTE Cat.20 (de até 2 Gbps teóricos), e compatível com uso de espectro não licenciado.

O S10 5G também tem o suporte às mesmas tecnologias do LTE, mas é capaz de se conectar a redes 5G híbridas (non standalone, em frequências sub-6 GHz ou em ondas milimétricas de 28 GHz e 39 GHz. O modem é um Snapdragon X50, feito pela Qualcomm.

Já o WiFi alcança, em teoria, 1,2 Gbps, graças ao uso de tecnologias MIMO e modulação 1024 QAM. É compatível com todos os releases da IEEE (802.11 a/b/g/n/ac/ax).

Disponibilidade

Por enquanto, não há previsão para início das vendas dos aparelhos no Brasil. Na Europa, o modelo 5G começa a ser vendido a partir de junho. Lá, estará disponível em oito operadoras, incluindo italiana TIM (dona da TIM Brasil) e Telefónica (dona da Vivo no Brasil). O preço não foi revelado.

Nos EUA as vendas começam em 8 de março, pela internet. Os preços iniciam em US$ 750 para o Galaxy S10e (mais simples), e vão até US$ 1 mil (S10+). A versão S10 5G será vendido apenas pela operadora Verizon no primeiro semestre.

No Brasil, preço e disponibilidade não foram reveladas. Espera-se que as vendas comecem aqui também em março.

Anterior Samsung anuncia smartphone com tela dobrável
Próximos Câmara conclui votação do cadastro positivo compulsório